VERSÍCULOS BÍBLICOS INTERPRETADOS EQUIVOCADAMENTE

lapis.jpg

Por Valmir Nascimento Milomem

É muito comum em meio a preleções e ensinos bíblicos, ouvirmos oradores destilando versículos bíblicos sem, no entanto, saber o seu real significado. O pastor Ciro Sanches Zibordi escreveu um brilhante livro sobre o assunto “Erros que os pregadores devem evitar“, editado pela CPAD, trabalho este que indico a todos quantos queiram se livrar das exposições e interpretações equivocadas da Bíblia e dos jargões evangélicos infundados. Faça uma visita ao blog do Pr. Ciro: www.cirozibordi.blogspot.com

Nesta oportunidade listarei dois versos bíblicos que têm, não poucas vezes, recebido interpretações equivocadas:

  • Letra assassina

“… porque a letra mata e o espírito vivifica” II Cor. 3.6

Freqüentemente tal versículo é utilizado no sentido de se desvalorizar os estudos e o conhecimento, especialmente o secular. Segundo tal inferência, a letra em questão, diz respeito a letra do conhecimento.

Recentemente, inclusive, tomei ciência de uma “festividade” de novos convertidos em que o tema foi exatamente tal passagem bíblica, baseado nesse pensamento genuinamente equivocado.

Não é preciso muito conhecimento bíblico-teológico para se depreender do texto sob análise que Paulo está fazendo referência à letra da lei, e não ao conhecimento. Veja-se que o capítulo em que o versículo está inserido tem como tema principal a diferença entre o ministério do Antigo e do Novo Testamento, fato este que pode ser plenamente verificado nos versículos posteriores, onde Paulo escreve:

O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas este ministério veio com glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés, por causa do resplendor de seu rosto, ainda que desvanecente” v. 7 ? NVI

Ao comentar aludida passagem bíblica, a Bíblia de Estudo NVI, explica:

“Letra é o sinônimo de lei como padrão exterior, diante da qual todas as pessoas- por serem transgressoras ? constam como culpadas e condenadas à morte. Por isso é apresentada como “o ministério que trouxe a morte” e o “o ministério que traz condenação” (v. 7,9). Por outro lado, o Espírito que dá vida é o Espírito do Deus vivo”, que, cumprindo a promessa da nova aliança, escreve a mesma lei no interior, ?em tábuas de corações humanos”.

Ademais disso, a Bíblia se interpreta nela mesma. Nesse sentido, em nenhuma ocasião a Palavra de Deus desvaloriza o conhecimento, pelo contrário, ela incentiva todo cristão a buscá-lo.

“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo”. II Pedro 3.18

Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina ao justo e ele crescerá em entendimento”. Provérbios 9.9

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual” Colossenses 1.9

Portanto, a letra do conhecimento não é “assassina” como pensam alguns, pelo contrário, “assassina” é a interpretações errônea.

Coisas que serão acrescentadas

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e ………… vos serão acrescentadas.” Mateus 6.33

Antes de demonstrar o erro que geralmente é ocasionado em referência ao versículo bíblico em Mateus 6.33, peço a você que complete o pontilhado acima com a palavra ou as palavras que estão ausentes. (sem consultar sua Bíblia, é claro!).

Pronto?!

Pois bem, quando faço esse pedido para meus alunos as respostas mais comuns são: Todas as coisas, todas as demais coisas. Qual foi a sua resposta?

Essa é uma típica passagem bíblica em que as palavras que a compõe não são devidamente observadas. No subconsciente da maioria das pessoas o versículo bíblico seria completado com “Todas as coisas ou todas as demais coisas”, resultado exatamente da quantidade de vezes que ouvimos tal expressão em nosso cultos ou ensinos. Porém, nenhuma dessas expressões apresentadas estão certas, pois, segundo Mt. 6.33 as palavras ausentes são: “todas estas coisas”. Se você acertou, meus parabéns!

Existe muita diferença no sentido do versículo caso os termos sejam alterados?

Sim, e muita diferença. Vejamos:

A partir de Mt. 6.25 Jesus começa a falar acerca dos cuidados e inquietações que afligiam os seus seguidores ( e todos nós cristãos, de uma forma geral). Ele diz:

“Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber, nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” Mt. 6.25

Cristo, portanto, estava fazendo menção às necessidades básicas de todo o ser humano: Comida, bebida e vestimenta.

Na seqüência, o Mestre demonstra aos seus ouvintes como Deus provê todas estas necessidades, dando exemplos da natureza como as aves do céu e os lírios do campo. Ainda, diz para não andarem preocupados ou inquietos, afinal, o Pai celestial bem sabe de todas as necessidades do homem (v.32). Exatamente nesse ponto é que Jesus pede para buscarmos primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas seriam acrescentadas.

Assim sendo, a expressão [estas coisas] está se referindo àquilo que Jesus havia dito inicialmente, ou seja, às necessidades básicas e fundamentais de todo ser humano (comida, bebida e vestimenta). Se utilizarmos os termos “Todas as coisas ou todas as demais coisas” estaremos extrapolando o que a Palavra de Deus diz, dando vazão a expectativas equivocadas. Infelizmente, valendo-se dessa interpretação desvirtuada é que alguns pregadores da prosperidade dizem que se buscarmos o reino de Deus e a sua justiça, todas as demais coisas nos serão dados, dando, inclusive, exemplo de casas, carros e empregos milionários.

Ora, Jesus foi enfático. Ele se ateve às necessidades básicas do homem. Ele não nos prometeu mais do que isso. Agora, se Deus (pode) nos abençoar além dessas necessidades, aí é outra história. Ele é poderoso. Ele é o Criador. Entanto, não está obrigado a nos servir como se fosse o mágico da lâmpada, que segundo o conto, concede desejos a todos quanto a encontrarem.

Para corroborar essa verdade bíblica, lanço mão das palavras de Paulo:

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” Filipenses 4.19

Veja-se bem, Paulo também está falando sobre necessidades.

Na área jurídica, especificamente no Direito Civil, existe uma distinção entre benfeitorias necessárias, úteis e voluptuárias, que pode servir como parâmetro para nossa análise.

Benfeitorias são obras realizadas pelos homem com o propósito de conservar (necessária), melhorar (útil) ou embelezar (voluptuárias) a coisa principal.

Portanto, ações necessárias são aquelas empreendidas com o objetivo de não deixar que a coisa vem a deteriorar ou perecer. Em referência ao homem, Deus nos dá as condições necessárias para a nossa vivência, as quais representam-se pela comida, bebida e vestimenta.

Ações úteis são aquelas que ajudam ou facilitam o uso da coisa. Aplicando-se ao homem, um exemplo de utilidade seria o carro, que facilita sua locomoção e o “auxilia” nos trabalhos cotidianos. E as voluptuárias são ações para dar embelezamento na coisa principal, como exemplo, cite-se um relógio rolex ou uma gravata italiana caríssima.

 

Área de comentários

opiniões

87 thoughts on “VERSÍCULOS BÍBLICOS INTERPRETADOS EQUIVOCADAMENTE

  1. Anizio Cavalcante

    por favor uma esplicação de Isaias 59(…)
    Agradecido!

    Reply
  2. Michael Rossane

    A paz de Cristo para todos. Esse blog está uma benção. Que Deus continue te capacitando e abençoando o seu ministério e demais áreas da sua vida. Abraços e perseverança em Cristo Jesus.
    Visitem o meu blog: http://apaixonadopormissoes.blogspot.com

    Reply
  3. lena

    Oi amado, Deus te abençoe. II Cor.3:6, eu entendo neste versiculo que, a letra é o conhecer a lei, a Palavra do Senhor.É importante saber? Claro que é, mas nada adianta se soubermos toda a Biblia e não vivê-la. Temos que praticar aquilo que aprendemos do Senhor. Temos que ser obediente a Sua Palavra. Nâo podemos ser hipócritas, de passar a Palavra para as pessoas se nós mesmos não praticá-las. Obrigada pelo espaço, Deus abençoe a todos. Lena

    Reply
  4. yuri ketana

    é uma pena que existam pessoas que acreditem que o velho testamento foi escrito para os hebreus, e para sua realidade, espero apenas que essas mesmas pessoas não acreditem nos dizimos e ofertas, de acordo com o que lhe é conveniente!

    Reply
  5. yuri ketana

    E sobre o sábado, não vou dar opiniões minhas, mas assim diz o Senhor: Lembra-te do dia de Sábado, para o santificar.Seis dias trabalharás e farás toda tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abencoou o di de sábado e o santificou. Êx: 20:8-11.

    Reply
    1. Francisco

      Jesus e o senhor do sabado amada…
      essa lei ai do sabado era apenas para os judeus nao para os gentis,quando cristo morreu na cruz aboliu o velho testamneto,e criou um nove aliança.
      que se resumiu so em dois mandamentos…amarás o senhor teu Deus…o resto vc já sabe…creio que vc e uma leitora da palavra de Deus.

      Reply
    2. adailson

      a paz do senhor para todos ; irmaos o sabado era um mandamento moisaco para a disciplina do povo so que com a vida de cristo e a morte na cruz as leis foi levada com ele a biblia diz que jesus e o fim da lei leia em romanos 10;4hoje as leis pertence a jesus cristo e ele disse que a lei ia por em nossos coraçoes Porque, se a Lei foi dada por meio de Moisés, a Graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo (Jo 1: 17). Por isso, a promessa de vida eterna está unida ao dom da Graça, e ao dom do Espírito que recebemos e já “penhor da nossa herança” (cf. Ef 1: 14).

      Reply
    3. Marcus Vinicius

      o s judeus cumpriram isso? nenhum deles! Jesus disse que era senhor do sábado curou no sábado,seu discípulos colhiam no sábado,etc…E ele nunca foi fingido como os adventista do sétimo dia

      Reply
  6. DANIELLA SHEILLA

    GOSTARIA DE RECEBER ALGUNS TEMAS E ESTUDOS PARA ESCOLA BIBLICA

    Reply
  7. fabio lucas gomes

    bom paz do senhor para todos acerca destes verssiculos mau interpletados uma verdadeira eisexese(dar significado ao texto)seria bom estes “pregadores/ensinadores” da biblia sagrada seguir a recomendaçao de martinho lutero diante do grande teologo da igreja catolica john eck dizendo que este mergulha nas escrituras igual a aranha d”agua mergulha na agua,deveriam eles como cristaos examinar a escritura de forma profunda e pararem de inventar modismos e novas doutrinas, estranhas a luz da biblia sagrada e manter a pureza doutrinaria e doutrina conservadora que foi ganha com ,muito custo e até morte de alguns cristao (john huss e outros)gostaria de terminar citando lewis spery chafer no seu livro quando diz,que muitos os ministros de hoje(a cinquenta anos atras)nao possuem uma teologia sistematica ,o que seria algo imprecionante aos teologos de uma geracao atras.

    Reply
  8. carlos

    paz do senhor
    gostaria de ¨protestar¨ em relação ao comentário geralmente feito no final da sitação de I Co . 3,3 ¨…eu sou de Paulo; eu sou de Apolo¨ Geralmente se diz que os irmãos ,
    que dão mais trabalho são osque dizem que são de Jesus.
    Mas no contexto do versiculo, Paulo está dizendo que não temos que pertencer nem ao semeador nem ao que regou, mas a Cristo
    Na verdade este comentário usual dá cumprimento a Mc . 7 ,9 onde Jesus diz:
    ¨E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição¨

    Reply
  9. Paulo

    Muito interessante. Acho que o texto fala por si, “tá na cara” o que se quer dizer com “letra”.

    Reply
  10. Felipe Pena

    Quanto a última explicação, além de Filipenses, Paulo também fala em 1Timóteo 6:7-8:

    “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.
    Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.”

    Reply
  11. cassia

    Concordo com o irmao Alvaro,devemos buscar o reino ,e a jusiça de DEUS……..nao devemos estapreoculpados em riquesas desse mundo.Aqui tudo passa.Devemos cuidar do nosso espirito,alimenta-lo da palavra.

    Reply
  12. jairo Silva Moreira

    Que o nosso Deus eu creio em nome de Jesus que o Espirito Santo de Deus usou osenhor para alertar o povo , que só quer falar em properidade material e não cuida da sua vida espiritual para no momento que se coloca diante do Senhor para pedir uma benção esteja fazendo tudo aquilo que está em Isaias 61 vers. 1e 2 que diz nós fomos ungido pelo senhor para pregar o Avangelho da Salvação e o ano aceitavel do Senhor >Amem

    Reply
  13. Carlos Guttierres

    Pr.Valmir Nascimento Milomem

    O Sr. poderia ,por favor,enviar um estudo sobre
    Juizes 6,11 ate o 8
    para o meu Email.-guttiyguttiy_gt@hotmail.com

    A Paz do SENHOR …
    Que DEUS o abençoe cada vez mais …

    GRATO.

    Reply
  14. Duda

    Olá!

    Ahhhh… então ERROS DE INTERPRETAÇÃO são possíveis até no texto da VERDADE MAIS CLARA já revelada ao homem?

    E pelo que parece são mais comuns do que eu esperava…

    Eu sempre achei que A VERDADE não precisasse de HERMENEUTAS, ou TRADUTORES… sempre achei que a VERDADE teria que ser ÓBVIA A TODOS, ou seria apenas UMA POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO…

    É isso mesmo?

    Abraço!

    Reply
  15. Ladymara

    Gostaria de saber aonde podemos afirmar por dentro da palavra de Deus, que cremação é pecado! Temos que seguir a bíblia e se ela afirma, então devemos seguir! Abraços fraternal e a Paz!

    Reply
  16. Arnaldo Ribeiro

    REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24×7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta…

    Reply
  17. Arnaldo Ribeiro

    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que acreditam na verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogenese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) – RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.

    Reply
  18. Rosinei

    Parabéns? pela interpretação, muitos erros acontecem por falta de conhecimento de interpretação de texto, p q tem que ser lido todo o texto p/ que se possar se fundamentar no versiculo que vai pregar. como diz o proféta Oseias 4.6a: o meu povo foi destruido por que lhe faltou conhecimento, OS. 5.3 ai diz mais, conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR.

    Reply
  19. jaguaraci

    A paz do Senhor gostei muito porque eu nunca tinha atentado para esse detalhe temos que realmente ler a biblia com bastante atenção e pedir sempre a Deus entendimento da palavra Deus te abençõe

    Reply
  20. debora

    a paz do senhor, que deus venha abencoar grandemente o seu ministerio ,para que o irmao continuetirando sa nossas duvidas que as vezes ficamos ,temos que pedir mais entendimento e dissernimento ao nosso Deus o todo poderoso Deus te abencoe, .

    Reply
  21. VALVERDE

    SE FIZERMOS UMA RAPIDA OBSERVANCIA NA ETMOLOGIA DA PALAVRA TRADUZIDA PELA SEPTUAGINTA,VAMOS OBSERVAR QUE A PALAVRA TORA=PRO GREGO SE TORNA UMA NECESSIDADE AO CONHECIMENTO PESSOAL,VINDO DE EGO-TORA.SENDO ASSIM ESSA LETRA NADA TEM HAVER COM VIVIFICAÇÃO DE LOGOS,ISTO É D´US,E DEUS É VIDA, LOGOS,NÃO EGO-TORA QUE É LEI,PARA OS GREGOS ,PALAVRA REMA=SUBSTANCIAL.SENDO ASSIM,EGO TORA NÃO É LOGOS,POIS (TRANLITERAÇÃO)EM ARQUE EN HO LOGOS=NO PRINCIPIO ERA O VERBO,O VERBO ERA D´US E ESSE D´US É VIDA E NÃO MORTE.SHABAT SHALOM.VALVERDE

    Reply
  22. Guedes

    Interessante, quando o assunto do post realmente é relevante, praticamente nenhum religioso se manisfesta, só os “descrentes”, mas quando se refere a versículos do grande livro imaginário, todos querem falar. Toda essa discussão revela a grande contradição: O que deveria ser o manual da humanidade foi escrito em códigos e parábolas de forma a confundir a todos para sempre, mas isso não foi itencional, foi falta de capacidade literária mesmo. Veja só, oradores com bom nível de conhecimento já se confundem, imaginem as pessoas iletradas (povão)que não entendem nem frases de 1 linha. Para sermos bons, éticos, equilibrados, justos não precisamos seguir toda essa enrolação pretensamente “sagrada” que é a grande ferramenta de manipulação das massas. A bíblia deveria ter apenas 1 página com os 6 mandamentos (do quinto ao décimo).

    Reply
  23. J. Tadeu

    Na verdade a bíblia poderia ser apenas uma frase: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, provavelmente metade dos problemas do mundo estariam resolvidos. Claro, preciso e sem interpretações discordantes. Um trabalho realmente bem feito.

    Reply
  24. Guedes

    Realmente, 6 mandamentos ainda estão sujeitos à interpretações, amar o próximo como a si mesmo resume todas as virtudes elevadas.

    Reply
  25. Fabiana

    gostaria de saber o verdadeiro significado do versiculo
    Josué 18 versos 7

    Reply
  26. MISS PAULO CRUZ

    Realmente a letra mata (a da lei) mas eu não precisei fazer teologia para ministrar a palavra de Deus porque o Espirito Santo é o meu professor, No Evangelho de João 16.13, disse Jesus: Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. E na carta universal de I João 2.27, o Senhor declara: E a unção que vós recebestes d’Ele, fica em vós, e não tendes necessidade de que algum vos ensine, mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.
    Mas na maioria das vezes, o homem não entende e nem confia na palavra de Deus, e acaba por buscar sabedoria nos livros didáticos, em cursos bíblicos e nas faculdades de teologia as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, mas não é de valor algum perante o Senhor Jesus Cristo, em quem estão escondidos os tesouros de sabedoria e da ciência, porque a sabedoria espiritual virá somente pelo seu Santo espírito, o qual nos ensinará todas as coisas, para que a vossa fé não se apóie em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.Fiquem todos na paz gloriosa de nosso Deus.
    Se for estudar teologia estude sim, mas lembre-se que melhor é obedecer do que sacrificar e sem a unção de Deus nada somos diante dele.
    Miss Paulo Cruz – Pastor da Igreja Santuário da Fé Cristã – Pimentas – Guarulhos
    paulo-sac@hotmail.com

    Reply
    1. João

      Este tipo de atitude é que afasta cada vez mais pessoas cultas da religiosidade. Você menospreza a importância do conhecimento humano contemporâneo para valorizar o conhecimento humano quase do tempo das cavernas (bíblia), e o pior, usa de todos os recursos atuais da tecnologia, se o homem não tivesse criado todo esse conhecimento estariamos escrevendo em pergaminhos e andando à cavalo até hoje, fora os avanços da medicina que são os verdadeiros milagres que salvam milhões. Temos também o mal, mas este sempre existiu e só diminuirá com o aculturamento da população e não com a ignorância como você prega.

      Reply
  27. Cristiane

    Por favor gostaria da interpretação de 2 pedro capitulo 3 e versiculo 8 e 9 Mas amados,não ignoreis uma coisa: que um dia para o senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
    Osenhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia, mas é longanimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
    Aguardo respostas!!!
    Deus Abençoe A Todos.

    Reply
  28. sonia

    Pois então apresenta o que vc sabe e não fica criticando aqueles q ensina,é bem melhor vc apresentar o q vc já aprendeu da BÍBLIA SAGRADA, em vez de ficar criticando os ensino apresentado…JESUS CRISTO TE AMA E QUER TE SALVAR, ENTREGA A ELE DE TODO O SEU CORAÇÃO, E SERÁS SALVO TU E A TUA FAMÍLIA…E O SENHOR VENHA REINAR NO TEU CORAÇÃO, TE DANDO PAZ, ALEGRIA, FELICIDADE, FIDELIDADE, SINCERIDADE, UNIÃO, FÉ, ESPERANÇA E AMOR; NÃO MAIS VIVA VC, + CRISTO VIVE EM TI……………………….JESUS É O NOME, NOME MAIS BONITO DE PRONUNCIAR, VENHA A ELE AGORA, E SEJA FELIZ.

    Reply
  29. raissa sousa

    quero dizer e gradecer a tds pois m ajudarem e digo…NUNCA PERCA A FE!!!

    Reply
  30. raissa sousa

    QUE DEUS ILUMINE VCS E LEMBREM..:NN DESAMINEM CM OS PROBLEMAS POIS UNS NN S RESOLVEM,POR ISSO NN LIGO PRA ELES…….E OUTROS SE RESOLVEM FACIL POR ISSO FAÇA O MELHOR:ENTREGUEM NA MAO DE DEUS E CONFIEM!!!

    Reply
  31. James Alex

    Irmão, a paz!

    Excelente trabalho, muito edificante para a igreja o conteúdo e serviços disponibilizados por este site blog. Parabéns!

    Existe algum trabalho seu dentro deste site ou outro ou previsão de uma seção voltada exclusivamente a uma exegese bem concisa como estas deste artigo? Estamos em busca de trabalhos semelhantes!

    Gostaríamos de saber se é possível nos ceder um banner para o nosso site Busk Bíblia. Antecipadamente agradecemos. A Paz!

    Assembleia Teológica Busk Bíblia.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *