O cristão que se suicida perde a salvação?

por Valmir Nascimento Milomem

Tenho um profundo respeito pelo pastor Renato Vargens. Sempre que possível acompanho seu blog e leio atentamente seus escritos, os quais concordo em grande parte, especialmente suas denúncias em relação ao neopentecostalismo atual e às travessuras levadas a efeito por líderes e falsos pastores. Alguns posts, aliás, foram publicados aqui.

Entretanto, ele escreveu recentemente um artigo com o título “Os evangélicos e o suicídio” onde, motivado pelo acontecimento envolvendo a atriz Leila Lopes, aborda esse assunto tão delicado, o qual, com a devida vênia, não posso concordar.

Ele escreve: “Em primeiro lugar não acredito que um cristão verdadeiro cometa suicídio perca a sua salvação. A Bíblia ensina que a partir do momento no qual a pessoa verdadeiramente crê em Cristo, ela está eternamente salva (João 3:16). De acordo com a Bíblia, os cristãos podem ter certeza, sem sombras de dúvida, que têm a vida eterna, não importa o que aconteça. “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus” (I João 5:13). Nada pode separar o cristão do amor de Deus! “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 8:38-39). Se nenhuma “criatura” pode separar um cristão do amor de Deus, e um cristão que comete suicídio é uma “criatura”, então nem mesmo o suicídio pode separá-lo do amor de Deus. Jesus morreu por todos os nossos pecados… e se um cristão verdadeiro, em tempo de crise e fraqueza espiritual, cometer suicídio – também este é um pecado pelo qual Cristo morreu“.

Ele ressalva, ainda: “Caro leitor, antes que você emita qualquer parecer é certo que todos concordamos que nenhuma pessoa racional tiraria sua própria vida e, quando isso ocorre, é um ato irracional de uma pessoa que está com algum distúrbio mental (…)“.

Antes de tecer qualquer comentário, é bom frisar  que não quero ser leviano ao efetuar a análise do texto do prezado pastor Renato Vargens. A reflexão que aqui se impõe diz respeito a um debate de idéias, fundamentado em um senso crítico aliado às minhas convicções bíblicas. Mantenho meu profundo respeito por sua pessoa, porém, nesse caso específico, não concordo com suas palavras.

Pois bem.

O pastor Renato Vargens acredita que um cristão verdadeiro que cometa suicídio não perde a salvação; isso porque, afiança ele, “A Bíblia ensina que a partir do momento no qual a pessoa verdadeiramente crê em Cristo, ela está eternamente salva (João 3:16)”.

Não tenho dúvida alguma que o ponto fulcral desse assunto gira em torno da própria concepção de salvação. Com efeito, a ponderação de Vargens tem no seu pano de fundo a doutrina calvinista, para quem, o homem, uma vez salvo, sempre salvo. De modo que, nem mesmo o suicídio “poderia separar o homem do amor de Deus”.

É interessante, mas, o suicído, ele mesmo aponta a incongruência da visão calvinista. Dizer que mesmo tirando a sua própria vida o cristão mantém a sua salvação é desconsiderar o valor da vida – dom magnífico de Deus. O homem foi criado segundo a imagem e semelhança de Deus; destruir o próprio corpo é desonrar o Criador. O apóstolo Paulo é categórico ao afirmar que nosso corpo é templo do Espírito, e que ele habita em nós (I Cor. 6.16); e que, por isso mesmo, “se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo” (1Co 3.17).

A salvação, portanto, não é uma licença para se fazer tudo que se queira, muito menos tirar a sua própria vida. O ato, em si, é uma demonstração de completa desesperança e falta de confiança no Doador da vida. Um ato de grande egoísmo, desconsiderando-se o sofrimento daqueles que ficam.

Além disso, o termo “nada” utilizado por Paulo em Rm. 8:38 não possui valor absoluto, devendo ser interpretado em conformidade com o próprio texto. Se assim fosse acreditaríamos que nem mesmo o pecado nos separaria de Deus. Mas a Bíblia diz que separa (Is. 59.2). Assim, é mais fácil que aqueles que pensam que serão salvos ouvirem a seguinte frase: “Eu nunca vos conheci; Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mateus 7:23)”, do que serem salvos.

Suicídio, não tenho dúvidas, é pecado. E se assim é, não existe possibilidade de perdão, mesmo porque diz-nos a Bíblia que aos homens está ordenado morrerem um vez, vindo, depois disso, o juízo (Hb. 9.27). Portanto, não há meio termo.

Não bastasse tudo isso, outra pergunta que se faz necessária: Como pode um “cristão verdadeiro” ser tentado acima da sua possibilidade sendo levado a tirar a sua própria vida, se a Bíblia diz que: “Não veio sobre vos tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixara tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também escape, para que a possais suportar”? Se isso realmente for verdade, de que Deus perdoa o “crente suicida”, é de se concluir também que a Bíblia esta equivocada. E isso, obviamente, não dá para aceitar.

Voltando à palavras do pastor Renato Vargens, ele escreveu ainda “que todos concordamos que nenhuma pessoa racional tiraria sua própria vida e, quando isso ocorre, é um ato irracional de uma pessoa que está com algum distúrbio mental. Isso nos leva a uma outra pergunta: Pode o cristão sofrer de doença mental?”

Dizer que nenhuma pessoa racional tiraria sua própria vida e, quando isso ocorre, é um ato irracional de uma pessoa que está com algum distúrbio mental, é uma forma de abrandar a culpa do suicida, que estaria agindo de modo irracional. Ocorre que nem todos agem assim. Muitos, sim, podem estar abalados, mas não agem de modo irracional, que é a exclusão da sua capacidade de autodeterminação. Não. Na grande maioria eles sabem perfeitamente o que estão fazendo. Podem estar em profunda depressão ou angustia, mas agem de modo racional, de forma consciente.

Ao final, Vargens conclui: “Aproveito o ensejo em afirmar que não aprovo nem tampouco reconheço que o suícidio seja uma saída àqueles que sofrem. Acredito piamente que o Senhor Todo-Poderoso é capaz de trazer bálsamo as nossas vidas e emoções restaurando naquele que nEle crêr a alegria de viver.”

De fato. Mas que o tal crente suicida não é salvo, isso realmente não é!

No amor de Cristo!

www.comoviveremos.com

Área de comentários

opiniões

166 thoughts on “O cristão que se suicida perde a salvação?

  1. Rodrigo

    cada caso é um caso, deus é justo, cabe à ele decidir se foi um suicídio doloso ou culposo.

    Reply
    1. Estfano Barbosa

      concordo com vc, se um cristao em um determinado momento se vê obrigado a cometer tal ação contra a vida e não existindo uma outra forma de evitar, ai meu querido amigo… Só Deus pode julgar. Quer um exemplo? a pessoa está no decimo andar em um predio em chamas, sabendo q vai morrer queimada ela vai e pula???!!! e então???

      Reply
    2. Allisson

      Suicídio doloso ou culposo? Quer dizer que existe suicídio sem a intenção de se matar? Conta outra!

      Reply
  2. Daiele

    Bom dia!

    Sem duvidas diante da palavra de Deus um suicida não poderá ser salvo como diz o Senhor no livro de Gálatas Cap. 5-19,20 e 21. ” Porque as obras da carne são manifestadas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissesões, heresias, invejas, homicidas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometerem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.”
    Como esse homem que diz ser Pastor informar que o suicida não perde a Salvação????

    Reply
  3. Marcos

    A bíblia nao respalda acerca do suissideo,mais fala do homicídio que e a mesma coisa …mais Deus perdoa o homicídio,mais pra Deus perdoar e preciso se arrepender,e como se arrepender aquele que ja está morto pela as próprias mãos?

    Reply
  4. Ana

    Esse é um assunto muito complexo, nao se pode afirmar que uma pessoa seja ou nao salva, Deus é juiz, Jesus advogado, advogado defende, aí entrariamos em outro assunto; mas temos q ter coerência ao tratarmos desse assunto nas igrejas pois existem muitas pessoas que tem o desejo do suicidio…. mas falar se o suicida, homicida ou quem quer q seja se e salvo ou nao isso nao cabe a nós, o nosso papel é pregar o evangelho, falar de Jesus.

    Reply
  5. Lina

    O meu Deus é amor e perdoa todas as pessoas.Uma pessoa que comete suicidio esta em sofrimento. Como é uma pessoa maravilhosa,bondosa comete suicido é punida? Outra que é o diabo em pessoa e morre quando chega a sua hora vai direitinha para o céu?

    Reply
  6. Tâmer medeiros

    Deus salva o suicida sim!!! como não??
    um amigo meu pulou do viaduto do chá em meados de 2004 por causa da traição da mulher mas não morreu na hora, fui no hospital e preguei o evangelho, mesmo muito debilitado aceitou Jesus , depois de tres dias morreu. Taí… um suicida foi salvo…
    Tem gente querendo ser Deus, condena e absolve a hora que quer, muita religião.

    Reply
    1. Mari

      Só Deus pode julgar, o momento da pessoa com Deus, só Deus sabe.

      Reply
  7. Tâmer medeiros

    Sansão se suicidou e foi considerado heroi da fé. Juizes 16:30 Heb 11:32

    Reply
  8. Fabiano Sena

    Prezados

    Deus é soberano sobre tudo e todos e partindo deste principio tudo que fizermos não poderá anular sua soberania. Exemplo: Se acredito que uma vez salvo jamais irei pro inferno, então posso mudar isso com meu suicidio e assim terei poder de mudar o que Deus decretou e se acredito que temos que lutar para conservar a salvação então todo o mérito é meu, direi lá no céu que Deus não interferiu em nada, apenas me esforcei e cheguei lá. De quem será a glória? Reflitam nisso.

    Reply
  9. Roselaine Costa

    Minha mãe sempre teve e nos ensinou no caminhos de Deus,agora com 79 anos se enforcou,sendo crente tinha ja ganhado avc por duas vezes ficando com sua mente debilitada,agora me pergunto como cristã uma mãe que teve sempre presente nos respeitando e nos ensinando não vai receber o reino dos céus,pela minha fé sei que Deus é justo,só ele poderá julgar causa de cada um de nós.

    Reply
  10. josival soares de oliveira

    eu li os comentários de ambos, e entendi conforme o ponto de vista de cada um no entendimento segundo as escrituras.
    mas quero que saibam, que santanás veio ao mundo para matar roubar e destruir as almas dos homens, e nem todos tem a capacidade de lutar com as forças do poder satanico senão cristo, dessa forma entendemos pelo espirito santo que nem todos que comete o suicidio, cometeu por que quis ou estava consciente no que fez, mas sim estava ipinotizado por uma força maior a qual levou ele a cometer tal pecado de morte.
    mas todo aquele que crer em jesus, mesmo ainda morto pode vivera através de um ultimo socorro que vem do alto naquele momento em que ele esta cometendo tal crime.
    quero dizer a todos voçes que: o espirito de Deus esta em todo o lugar lutando com as forças adversas a favor do povo de Deus.
    temos que crer no espirito santo que atua em todas as regiões das potestades do ar travando uma guerra espiritual a favor dos filhos dos cristãos na terra.
    Santanás lutou com o corpo de Moisés, e até hoje luta para destruir o templo de Deus que somos nós.
    mas ele será destruido, pois o homem não tem poder suficiente de lutar com ele sem a fé de cristo.
    o julgamento de Deus será com justiça, e não seria justo um fraco por causa de sua fraqueza perder o reino do céu por falta de apoio do espirito santo.
    há muitas coisas nas escrituras que é para Deus e não para nós.
    há coisas que só o espirito santo pode revelar e determinar, pois só ele é a verdade.
    nem todos estão condenados.

    Reply
  11. Thayse Barros

    Bom dia… Respondendo o irmão que falo sobre o prédio em chamas…
    Se a pessoa for realmente cristã não pula.. Pois teria fé que Deus iria salvalo…
    Se fosse assim Daniel teria arrumado um jeito de se matar antes de entrar na cova dos leões… Mais ele confio em Deus e repouso as sua fé nele e Deus.. E Deus o honro.

    Reply
    1. leonardo

      eu sou batizado estou desviado.sobre pular o predio em chamas.axo que com o terror das chamas sendo cristao ou nao se pula sim.imagine a dor do fogo.eu pularia mas pediria perdao caindo e claro.eu no desespero sem saida pularia.imagine o desespero sabendo que a morte e certa.acredito que se a pessoa tenta se suicidar e nao morre na hora se ela se arrepender axo que Deus perdoa sim.sobre salvacao real saber se foi salvo ou nao so jesus sabe Deus os abencoe

      Reply
  12. Thayse Barros

    Bom dia… Respondendo o irmão que falo sobre o prédio em chamas…
    Se a pessoa for realmente cristã não pula.. Pois teria fé que Deus iria salvalo…
    Se fosse assim Daniel teria arrumado um jeito de se matar antes de entrar na cova dos leões… Mais ele confio em Deus e repouso as sua fé nele e Deus.. E Deus o honro. Fiquem todos Com a Paz do Senhor! ..

    Reply
  13. Benhur

    Deus(Jeova), conhece todos coracoes ele concerteza perdoaria sua mae porque ela fez seu papel na terra que e pregar a palavra, ele e amor, paz, felicidade, entre outros.
    Nao preciso nem citar as partes na bibilia que ele perdou varios humanos por coisas muito pior que suicidio. Mais por preucacao devemos orar e orar para pessoas que comente esse tipo de ATO

    Reply
  14. ILMA

    Ola, graça e paz da parte de Deus.Bem li e compreendi e até concordo com o ponto de vista do Pr.Renato Vargens, a respeito do cristão que comete o suicídio ser salvo ou ñ isso ñ compete a nós, pois a salvação é individual e Deus ñ nos constituiu juiz, creio primeiramente nas misericórdia de Deus e Ele é quem vai julgar os atos de cada um. a Bíblia nos diz que o único pecado que ñ há perdão é a blasfêmia contra o Espirito Santo, mais não podemos condenar uma pessoa que comete o suicídio ao o inferno,não sabemos o que levou a pessoa a cometer tal coisa, mais Deus sabe o que a levou, creio que uma pessoa em sã consciência ñ cometeria tal coisa, a pessoa que comete um suicido ele estar com uma pertubação mental ou seja estar foro de controle , essa mesma pessoa não tem controle dos seu atos e ação e o diabo que é oportunista sabendo disso ele se aproveita, ninguém tira sua própria vida por que quer, mais algo levou a cometer tal coisa no momento de fraquezas; LEMBRE-SE DEUS NÃO VÊ COMO O HOMEM VER, DEUS NÃO CONDENA COMO O HOMEM CONDENA , DEUS NÃO JULGA COMO O HOMEM JULGA.OU SEJA DEUS SIMPLESMENTE É DEUS.ELE É SOBERANO E TEM COISA QUE SÓ COMPETE A ELE E MAIS NINGUÉM.

    Reply
  15. Junior

    Suicidio é uma palavra que não vem de Deus…suicido quer dizer matar, matar a si mesmo ,e matar é obra de satanás que é o pai da mentira…Satanás introduz na mente da pessoa suicida que a morte pra ele sera a solução…Uma verdadeira obra de mentira , quando o suicida se apercebe do erro já é tarde…Uma verdadeira obra satânica!!! Em João 10 diz “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.”…Veja que no final Deus , o próprio Jesus fala de vida plena ou sublime além da imaginação humana…Ele enfatiza a vida como algo divino descartando assim qualquer ligação de Jesus com a morte…A única morte refente a Cristo já se concretizou por uma única razão, termos a salvação e vida plena…Até com a morte de Cristo se reverte em Vida! Jesus é vida! é amor!…Cristão Verdadeiro não pode pensar em morte e muito menos tirar a sua vida!

    Reply
  16. Cyane araujo

    Eu perdi um irmão meu recentemente em um fato assim, e a unica coisa que tenho a dizer que nós não somos ninguém p apontar o dedo e dizer quem vai ou nao p infernoa!
    Deus é o único que conhece o mais profundo do nosso ser, e Ele conhecia a pureza do coração dele, meu irmão era a alegria por onde quer que ele fosse, todos que o conheciam o amavam, uma criança de 15 anos, que nao soube o que fazia naquele momento, e parte da culpa foi dos pastores que estavam mto preocupados com suas vidas financeiras e esqueceram de quem mais precisava deles, ou melhor, de nada sabiam, nao procuravam saber o pq ele nao tava indo p igreja, e em um dia nos surpreendeu com esse fato terrivel.
    E acreditem se quiserem, no velório dele ninhum “pastor” quis fazer a oração final pq ele tinha cometido suicidio, meu desespero era tao grande que eu desejei morrer junto com ele!
    Mas DEus, veio em um sonho me dizendo que ele estava bem, que era p eu descansar e cessar meu choro, foi ai que entendi o agir de Deus, e sei que Meu Senhor é justo, e só Ele pode julgar alguém!

    Reply
  17. Elaine

    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
    1 Coríntios 6:12

    O povo, principalmente o pastor que disse que homicida é salvo, precisa ler mais a bíblia,,

    Reply
  18. josival soares de oliveira

    meus amados irmãos em cristo, eu sofri uma perca de suicidio recentemente, mas fui consolado por Deus.
    o meu filho tirou a sua vida de uma forma trágica como a de (Judas), foi um grande terremoto na minha casa, mas nós fomos alertados antes através de profecia de profeta, e tudo aconteceu orque estava determinado por Deus.
    há coisas que acontece nas nossas vidas que ja é determinação de Deus, e não podemos mudar.
    tivemos alguns sonhos que nos serviu de consolo, onde ele estava em paz com a proteção divina, ele também antes de morrer sonhou com o fato de sua morte, ele viu milhares de anjos cantando um hino para ele . e no hino dizia estas palavras, esta viagem farei com jesus meu senhor, sempre unidos a cristo eu devo estar para nos perigos não vacilar.
    o pecado que não tem perdão é a blasfema contra o espirito santo, ou seja, não acreditar em cristo como sendo o filho de Deus, e não obedecer ao batismo de imersão por falta de fé.
    lembre-se, que todos nós cometemos pecado.

    Reply
  19. MIsrai

    Jesus disse certa vez que pra muitos seria melhor o suicidar-se do que envergonhar o evangelho dEle. Entao eu acredito que ele perdoa sim dependendo da situação.

    Reply
  20. Alberto

    Não concordo com a sua posição contrariando a bíblia, pois na realidade quem comete suicídio não herdará o reino de Deus.
    O pastor Renato Vargens acredita que um cristão verdadeiro que cometa suicídio não perde a salvação; isso porque, afiança ele, “A Bíblia ensina que a partir do momento no qual a pessoa verdadeiramente crê em Cristo, ela está eternamente salva (João 3:16)”.

    O único que pode dar e tirar a vida: é Jesus.

    Reply
  21. marcos pereira da silva

    sofra de disturbio bi polar e veraz

    Reply
  22. marcos pereira da silva

    tantas pessoas dando palpite sem o devido conhecimento psiquiatrico,Deus e a propria justiça como julgara alguem que nao esta com suas faculdades mentais perfeitas ex transtorno bi polar vcs nao sabem como e dificil lidar com isso .peço a Deus que nenhum de vcs tenha tal experiencia em suas familia

    Reply
  23. ana claudia mazzeu

    unipotente perfeito unipresente so DEUS e na biblia diz que o julgamento cabe a ele

    Reply
  24. jewoq

    O autor pergunta:
    “Isso nos leva a uma outra pergunta: Pode o cristão sofrer de doença mental?”

    Por esta pergunta pode-se ver a visão estreita.

    Reply
  25. josival soares de oliveira

    Misrai, fico feliz por ter entendido a respeito do assunto acima do filho que mencionei acredito que voçe confirmou a absolvição do mesmo na inspiração do sentimento pelo espirito santo.

    Alberto, meu caro irmão em cristo, quando nós amamos alguém , nós fazemos de tudo para salvá-lo de qualquer situação que se encontra no momento, eu creio que quando Deus ama alguém ele também faz de tudo para salvá-lo, mesmo que a pessoa esteja no inferno ele vai lá e tira ele de lá, pois a biblia declara que Jeremias estava no calabouço, que Jose estava na prisão, que Daniel estava na cova dos leões, que sadraque, e mesaque e abdenego estava na fornalha de fogo, todos estes estava no inferno naquele momento e Deus enviou o seu anjo para tiráq-los de lá, agora voçe não acredita que Deus pode enviar lá os seus anjos para tirar do inferno aqueles que foram lançados lá pelo poder do rei das trevas, ou seja, o poder das postestades do ar deste mundo, ( dizendo do diabo) ?
    eu acredito em Deus, e não acredito no impossivel dos os homens, eu sirvo ao Deus do impossivel e a fé prevalece nos corações dos verdadeiros cristãos, mesmo que esteja no inferno poderoso é Deus para livrá-los na vinda de cristo, o anjo da misericordia.
    amém.

    Reply
  26. josival soares de oliveira

    Misrai, fico feliz por ter entendido a respeito do assunto acima do filho que mencionei acredito que voçe confirmou a absolvição do mesmo, na inspiração do sentimento do espirito santo.

    Alberto, meu caro irmão em cristo, quando nós amamos alguém , nós fazemos de tudo para salvá-lo de qualquer situação que se encontra no momento, eu creio que quando Deus ama alguém ele também faz de tudo para salvá-lo, mesmo que a pessoa esteja no inferno ele vai lá e tira ele de lá, pois a biblia declara que Jeremias estava no calabouço, que Jose estava na prisão, que Daniel estava na cova dos leões, que sadraque, e mesaque e abdenego estava na fornalha de fogo, todos estes estava no inferno naquele momento e Deus enviou o seu anjo para tiráq-los de lá, agora voçe não acredita que Deus pode enviar lá os seus anjos para tirar do inferno aqueles que foram lançados lá pelo poder do rei das trevas, ou seja, o poder das postestades do ar deste mundo, ( dizendo do diabo) ?
    eu acredito em Deus, e não acredito no impossivel dos os homens, eu sirvo ao Deus do impossivel e a fé prevalece nos corações dos verdadeiros cristãos, mesmo que esteja no inferno poderoso é Deus para livrá-los na vinda de cristo, o anjo da misericordia.
    amém.

    Reply
  27. walter martins

    é maravilhoso o poder das pessoas, quererem decidir do que é certo e errado diante de Deus, o primeiro pecado já está explicito no momento em que você pensa em tirar sua própria vida, pois ela não é sua, é uma dadiva de Deus. o presente que foi dado aos seus pais e esses não cuidaram como deveria, quando se pensa em tirar a própria vida, a pessoa esta pecando contra tudo o que Jesus ensinou e nos deixou, com certeza cristão, católico ou qualquer que seja a religião quando chega nesse ponto, é porque precisou muito de ajuda e não encontrou onde mais devia ter, onde pessoas que estão pregando em nome de Jesus, estão preocupadas em manter o bom nome da igreja e de seu rebanho, esquecendo que o mais importante é pregar o verdadeiro evangelho de Deus, que foi um legado que jamais sera esquecido com o tempo. Srs. chefes de igrejas olhem para seus seguidores vocês são o exemplo vivo que pode ser seguido, cuidado com o que fala, ou com o que faz, sei que ninguém é perfeito, mas temos que ter a convicção que uma palavra errada pode causar muito sofrimento. Hoje a unica certeza que tenho è que pessoas que procuram com cometem o suicídio precisam muito de ajuda, da igreja e principalmente dos familiares.

    Reply
  28. Juliana

    É até ofensivo a forma que lidam com a questão por aqui, não digo o texto falo dos comentários. Sou evangelica e portadora do transtorno bipolar, e asseguro a qualquer um aqui que é muito dificil lidar com a doença, com a vida que nao é nada facil e com o preconceito! Dizem e afirmam categoricamente que o suicida é covarde e etc, pode ate nao ser certo mas é um ato de
    desespero, parece que as pessoas pensam que só porque eu quebrei uma unha, pluft vou me matar, isso é uma medida extrema e as pessoas perdem tanto tempo no papel de juiz que esquecem que estas pessoas antes de tudo carecem de ajuda, não de condenaçao. Fala com propriedade de quem SOFRE com isso, os transtornos mentais causam SIM perda da razão e sera que Deus julga igual uma pessoa incapaz de uma consciente?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *