Avivamento vs Movimentos: Aprendendo com os heróis da Fé

Avivamento vs Movimentos:

Aprendendo com os heróis da Fé

http://www.uniurb.it/Filosofia/bibliografie/WEB%20Giamma/lutero.jpg
Foto: Martinho Lutero

por Valmir Nascimento Milomem

Ao “viajar” pelo livro heróis da fé é quase impossível que alguém não seja contagiado pelos relatos e emocionado pelos acontecimentos. As lágrimas dificilmente são contidas ao vislumbrar o avivamento espiritual iniciado por aqueles homens extraordinários que incendiaram o mundo com a mensagem da cruz.

Esses personagens tinham uma profunda comunhão com Deus e durante o decorrer de suas vidas lutaram na batalha espiritual por meio da oração, propagação do evangelho e uma firme convicção de fé Naquele que lhes havia chamado das trevas para a luz. Suas vidas tornaram-se instrumentos poderosos; traziam nas mãos a palavra, nos ombros a cruz, e, no coração o desejo ardente de pregar a Cristo.

Dentre eles: Lutero “O reformador”, João Bunyan “Sonhador Imortal”, Jônatas Edwards “Grande despertador”, João Wesley “Tocha tirada do fogo”, Charles Spurgeon “O príncipe dos pregadores”, Moody “Célebre ganhador de almas”. Cristãos que marcaram a história secular e eclesiástica com avivamentos espirituais que transformaram vidas, famílias, igrejas, cidades e até mesmo nações, embasados e dirigidos pelo Espírito Santo de Deus.

Ao contrário dos avivamentos do passado, atualmente a Igreja passa por um período de movimentos; caracterizado por um pensamento homogêneo que invade sorrateiramente a Igreja de Cristo. Sãos movimentos que nascem do nada, ficam pelo nada e nada produzem de bom. Alguns somem rapidamente, outros, no entanto, perduram por tempos. Conhecidos ou ignorados prosseguem passando sobre doutrinas bíblicas e destruindo Igrejas. Ensinados ou não, são aprendidos e praticados. Mal interpretados, são defendidos.

Neste cenário, igrejas caminham com certos Movimentos Pentecostais, Movimentos de Fé, Movimentos de Prosperidade, Rebuliços, etc. Os cultos são acompanhados por pregadores que tiram do microfone sons de “Receeeebaaa”, “Veja os Anjos”, “Chaves da Vitória”, “Chave de carro”, “Contribua e seja abençoado”. Pregações que ao invés de proclamar a palavra de Deus de forma simples como ela é, tornam-se verdadeiros shows espirituais nos púlpitos, ignorando as grandes verdades bíblicas: a cruz de Cristo, a santificação, regeneração, etc…

Diversos fatores distinguem avivamento de movimento. O profeta Habacuque (Hab. 3.2) ao perceber a necessidade do avivamento espiritual na obra de Deus, exclamou: “… Ouví, Senhor, a tua palavra e temi, aviva, ó Senhor, a tua obra nos meio dos anos, no meio dos anos a notifica…”.

Assim, o verdadeiro avivamento é caracterizado por: Ouvir a Palavra de Deus; temer a palavra de Deus e colocar-se na posição para ser usado independente de lugar, tempo ou situação em que esteja passando.

Avivamento é caracterizado por uma dimensão espiritual baseado naquilo que é celestial e eterno, uma profunda disposição para a obra de ganhar almas; bem ao contrário dos movimentos que trazem uma mensagem do que o povo quer ouvir. Pregações com uma grande parcela de emoção, pessoas pretendendo atingir um verdadeiro êxtase espiritual com algo metafísico, sem compromissos com a palavra de Deus.

Desta forma, devemos alertar: Salvação não é emoção! O fato gerador dela foi uma morte! e morte de Cruz, de forma extremamente dolorosa. A brincadeira de ir à Igreja deve ser banida, pois se a palavra de Deus é verídica, não há como viver entre dois pensamentos.

É impossível prosseguir numa vida espiritual sem o alicerce do verdadeiro avivamento, pois ao passar pela primeira batalha devolvemos nossa credencial e voltamos para casa de mãos vazias.

Deus quer que nos coloquemos na posição para fazer um grande avivamento através de nossas vidas e não movimentos; pois estes são passageiros e não nos dão suporte para uma vida cristã autêntica e amparada pela palavra viva e eficaz.

Se fosse movimento, Lutero não teria enfrentando impetuosamente a fúria da Igreja romana, tampouco pregado suas 99 teses nas portas da Santa Sé; a reforma não teria acontecido e a luz continuaria escondida.

http://www.orionsgate.org/John.Bunyan.Portrait.JPG

Foto: John Bunyan

Se fosse movimento, Bunyan não teria passado doze anos na prisão por causa do evangelho, antes teria renunciado a pregação por sua liberdade; não teria dado valor aos sonhos onde recebeu de Deus a revelação do Livro O Peregrino, antes teria dado a eles novas interpretações “exegéticas e hermenêuticas”.

Se fosse movimento Jônatas Edwards não teria pregado um dos grandes sermãos da história “Pecadores nas mãos de um Deus Irado” onde os ouvintes presentes agarravam-se aos bancos pensando que iam cair no fogo eterno, antes pregaria sobre as “Chaves de Carros e outras bênçãos concedidas por Deus para quem tem fé.” Aos gritos de muitos “- Recebaaa, Recebaaaa a benção”.

Se fosse movimento João Wesley durante seus 54 anos de ministério não teria andado em média mais de sete mil quilômetros por ano, para alcançar os pontos de pregação. Se fosse movimento Charles Spurgeon teria feito de seus milhares de sermões inspirados por Deus em um amontoado de “Consolo para mente”.

http://assets.cornerstone.edu/pages/2047/Image/spurgeon(1).jpg

Foto: Charles H. Spurgeon

Se fosse movimento, Moody não teria tanto amor pela escola dominical e profunda compaixão pelas almas perdidas, antes se preocuparia com os “Movimentos Pentecostais”.

Se for movimento, nossa vida espiritual perde completamente o sentido, tomando caminhos fora dos padrões bíblicos, causando nos cristão uma grande debilidade da consciência cristã e podendo ser facilmente levados por qualquer vento de vãs doutrinas. No entanto, quando o cristão se coloca na posição para um avivamento, todas as coisas mudam: Deus opera… Cristo Salva… Milagres acontecem… A Igreja caminha mais firme até a volta de Cristo.

Área de comentários

opiniões

42 thoughts on “Avivamento vs Movimentos: Aprendendo com os heróis da Fé

  1. rodrigo

    nos, como igreja hoje estamos numa coisa de só fica falando, falando, mais o pagar o preço, o de c valante nao tem acontecido, esse grande avivalista eles deixaram um grande presente, o caminho a ser sequido d uma vida centrada em Deus, d um evangelho sem as maos dos poderos, de pessoas q tem dinheiro ou poder politico, dixaram pra gente o evangelho puro, com pucas palavras e com tanto poder do alto, aquele q nos como igreja nao temos acançado, pelo fato de percorremos para o caminho mais facio. Antes erra só dois camionhos, a porta Estreita ou a Larga pra se sequir, mais pelo jeito como as coisas esato indo em nossa atualidade, a mais acminhos pra seguir, na porta estreita existe o modo mais facio q é vc ignorando toda verdade dita por Deus por meio de sua palavra q é a verdade e vivendo uma vida seca raza e sem Deus, uma vida totalmente religiosa, ou o caminho q Jesus nos deixoue q nos mostro como deveriamos viver e exemplo nao nos falta. somos culpados por tantas pessoas esta indo pro inferno, falta-nos o revestimento do alto, aquele prometido por Deus aos disipulos, galera nao foi prometido somente a eles, essa promessa e pra todos.
    sabe falta mais de nos, seu espirito ele tem copromisso com nos, mais ao contrario de nos nao temos, sabe quanto nos somos negligente com o Santo Espirito de Deus.
    q nos e nossa geraçao possa sair da geladeira e sermos fogos encandesentes nas Maos de Deus.

    Reply
  2. Eduardo

    Caro ”irmão” a qual escreveu esta nota, pesso a DEUS que um dia vc possa conhecer verdadeiramente o Espirito Santo de DEUS, a qual batizou minha esposa, e ao mesmo tempo curou meu filho de 3 anos que estava no seu colo, de uma leucemia na medula; Tenho duvidas a respeito da sua fé, pois alguem q foi criado dentro do próprio DEUS, não sentir sua presença e não falar em novas linguas, esse não pode verdadeiramente conhecer a DEUS. Ja que vc não acredita no batismo com o espirito santo, não cre em movimento pentecostal, diga a DEUS que vc quer ver a verdade, e Ele vai te surpreender de uma tal maneira q vc mudará todo este pensamento. te amo em CRISTO JESUS.

    Reply
  3. Editor do Blog

    Amado Eduardo,

    Com o devido respeito, mas percebo que vc não leu completamente o artigo, pois, em momento algum fui contrário ao batismo no Espírito Santo, algo inclusive que acredito e defendo, afinal tb sou pentecostal.

    O texto faz uma críticas aos movimentos que vislumbramos atualmente em nossos púlpitos, em detrimento do verdadeiro avivamente bíblico.

    Deus o abençõe

    Valmir

    Reply
  4. GERALDO APARECIDO PRADO

    Caro irmão : Sou católico convícto de que JESUS
    só fundou uma igreja atraves de S. Pedro
    e disse a S. Pedro que as portas do infero não prevalesserão contra ela e o que ligares na terra será ligada no ceú e vise-versa.
    Num trigo de boa qualidade tem joio também e nem por isso jogarei este trigo fora e por isso o SENHOR veio até a terra , portanto na igreja dele existiu e ainda existem coisas
    erradas “joio” ex: Judas Escariote. Já penssou se os apóstolos abandonassem JESUS por causa de Judas?? E ele veio para salvar estes joios
    Por exemplo: Como que vou abandonar meu pai e minha mâe porque meu irmão procurou um caminho
    errado? Pense bem..
    Para finalizar : Por que que a igreja católica é unica e
    verdadeira? Porque ela é a igreja autêntica original,
    vem da igreja primitiva na qual começou ali com S. Pedro , todos os apóstulos e Maria a mãe do SENHOR que no concílio de Nicéia no ano 325 foi oficializada como religião oficial cristã atraves de um imperador romano chamado Constantino que aceitou a JESUS e deu a liberdade para o povo cristão a fazer as pregações.

    Neste época já existiam os papas, bispos, diáconos e padres !!!!! na qual foram convocados neste concílio pelo imperador Constantino.

    Católico porque DEUS é universal
    Apostólico por causa dos Apóstulos do SENHOR
    Romano porque a primeira
    religîão oficial cristã que foi dada aos cristãos primitivos lá em Roma.

    Reconheço que Lutéro tinha razão pelos erros dentro da igreja de DEUS inclusive os papas de
    hoje reconhecem.
    dentro da Igreja de DEUS , más o grande erro dele
    foi de separar a igreja ao invez de combater os erros,
    fez o que JESUS não gostou ( a separação ).
    Alias existem separação até dentro do protestantismo.

    A PAZ DE JESUS!!!!!

    Reply
    1. helio eubanque monteiro

      querido Geraldo, a posição do amado estará firme até que vc interprete o texto de Mateus 16:13-24 à luz da palavra, e peça que o Espirito Santo te ilumine; recomendo ao amado que leia a biblia, e vc encontrará o caminho certo. fica na paz meu querido.

      Reply
      1. GERALDO APARECIDO PRADO

        Caro irmão Helio, Mt 13-24 é óbvio da nossa fé
        católica com respeito a igreja de CRISTO!!!!
        O SENHOR JESUS passou uma missão e até uma responsabilidade para S. Pedro construir e cuidar bem desta igreja para que as portas do inferno não prevalecerão contra ela!

        Reply
        1. PB: Carlos

          meu amado , por nome de geraldo, bom seria que vc entedece que nenhum homem tem capacidade para cuidar da igreja de do senhor Jesus, ele mesmo já decretou : que as portas do inferno ñ prevalecerá a ela , ñ pedro nem joão , nem muito menos maria, mas Jesus passe a adorar este homem acima de tudo, poeque a tua salvação procede Dele, abraços paz de Cristo

          Reply
    2. eduardo vieira de araujo

      CARO IRMÃO GERALDO,HUMILDIMENTE VOU TE PROVAR DENTRO DO CONTEXTO BIBLICO QUE O SENHOR ESTÁ EQUIVOCADO AO AFIRMAR QUE A IGREJA VERDADEIRA DE CRISTO É A CATÓLICA,QUANDO JESUS CRISTO CHEGOU NA REGIÃO DA CESÁREIA DE FILIPE{MATHEUS CAP 16:13AO24}VC PERCEBE QUE JESUS PERGUNTARAM AOS SEUS DICIPULOS A RESPEITO DE SUA INDENTIDADE,UNS LHE REPONDERAM QUE ELE ÉRA O JOÃO BATISTA,OUTROS JA DIZIAM SER ELE O ELIAS,ATÉ JEREMIAS ELES ESPECULAVAM,OU UM OUTRO PROFETA,E A ALGUNS LHE PERGUNTARAM JESUS EM PARTICULAR,PEDRO COM AUTORIDADE RESPONDEU,VERDADEIRAMENTE OSENHOR É O MESSIAS {ESCOLHIDO}O FILHO DE DEUS VIVO. SENHOR CONCLUI QUE NÃO FOI SER HUMANO QUE REVELOU MAIS O PAI QUE ESTÁ NO CÉUS.O SENHOR AINDA DIZ TU ÉS PEDRO,E SOBRE ESTAÁ PEDRA EDIFICAREI AMINHA IGREJA,E O PODER DA MORTE NUNCA PODERA VENCE-LA.E QUE AS PORTAS DO INFERNO NÃO PEVALECERAM CONRA ELA, AI EU PERGUNTO AO SENHOR QUE PEDRA É ESSA?PEDRO,NÂO MAIS A AFIRMÇÃO DE PEDRO DE QUE JESUS É O MESSIAS,O QUAL ELE PRÓPRIO RECONHECE SER JESUS A PEDRA FUNDAMENTAL,O QUAL PEDRO DECLAR SER A PEDRA QUE OS EDFICAORES O REJEITARAM.A PEDRA DE ESQUINA,OU ANGULAR.AGORA PEDR,MARIA JOÃO,FOI ASSIM COMO NÓS DEVEMOS SER PEQUENAS PEDRAS,QUE FORMAM A IGREJA NO FUNDAMENTO QUE É CRISTO.VC SABIA QUE PEDRO VEM DO GREGO QUE QUER DIZER PETRUS QUE SIGNIFICA PEQUENA PEDRA?AGORA SOBRE SUA AFIRMÇÃO DA AUTENTICIDADE DA IGREJA CATÓLICO NÃO POSSO AFIRMA,PELOS FATOS DE SEUS DOGMAS SEREM MUDADOS POIS A BIBLIA RELATA,QUE JESUS CUROU A SOGRA DE PEDRO POR TANTO ELE ERA CASADO,E EM TODA HISTÓRIA DA BIBLIA PEDRO NUNCA FOI EM ROMA,MAIS ISSO NÃO VEM AO CASO.POIS JESUS PODE TE SALVAR SE VERDADEIRAMENTE RECONHECER ELE CMO UNICO E SUFICIENTE SALVADOR,E MEDIADOR PERANTE A DEUS.POIS AQUELE QUE NELE CRÊ JAMAIS SERÁ CONFUNDIDO.ROM 10:9AO 11

      Reply
      1. eduardo vieira de araujo

        A DE CONVIE QUE O ERRO NÃO ESTÁ SÓ NO NOSSO TEMPO NÃO,MOÇO A IGREJA DE CORINTIOS ERA UMA IGREJA IMATURA,QUE NEM SABIA DESTINGUIR O QUE ERA ESPIRITUAL E O QUE ERA NATURAL,COMIA A SANTA CEIA PARA ALIMENTO FISICO,E AIGREJA DE ROMA,QUE ERA CASADA COM O MUNDO,{NEM TODOS DE CORINTIOS E NEM TODOS DE ROMA}AS IGREJAS DA ÁSIA DO APOCALIPSE TODAS TINHAM UMA PALAVRA DE CORREÇÃO DO SENHOR JESUS CRISTO,MAIS VC SABE A DIFENÇA DAS IGREJAS ANTIGAS E AS IGREJAS DE HOJE?OS PLOBLEMAS TALVEZ MAIORES QUE AS DE HOJE,MAIS TINHA PAULO E JOÃO APOSTOLOS CHEIO DO ESPIRITO SANTO,QUE MORRIA POR AMOR DO EVANGELHO.AI A IMPORTANCIA DOS MARTIRES,DIGNOS DE SER CHAMADOS DE CRISTÃO[REPLICA DE CRISTO}AI SIM QUANDO A IGREJA TIVER PESSOAS COM ESSE AMOR GENUINO AI SIM TEREMOS UM VERDADEIRO AVIVAMENTO.

        Reply
  5. Não interessa

    O grande problema é que as pessoas parecem estar numa constante luta de suas igrejas, eu não sou de nenhuma, mas sou parte nos sofrimentos de Cristo e por isso ninguem que me diga que não faço parte do Corpo de Cristo que não tem nada a ver com os batistas e nem com os presbiterianos ou adventistas ou catolicos ou umbandas ou sei lá o que seja. Ao invés de anseiarem pela presença de Deus, pelo reino de Deus na terra, pela doce voz do SENHOR em cada coração dos perdidos e até dos homens que não se acham perdidos, ficam discutindo sobre igreja (essa foi um presente a vc GERALDO APARECIDO PRADO), e mesmo assim sobre essa questão que vc disse que Jesus não gostou (separação), só lembrando que Jesus não vai unificar o joio e o trigo e sim separar (baseado na propria palavra Dele)… vcs podem ser catolicos, e protestantes, pentecostais ou não… sabe de uma coisa… ainda somos carentes da verdadeira glória de Deus, e Deus não quer saber se vc usa bata ou usa terno… estamos cegos, pobres, miseraveis e nús, mas dizemos que temos tudo, que as nossas igrejas estão lotadas, que estamos caminhando para um avanço esiritual jamais visto (que pra mim parece mais uma morte), mas é por causa disso que tem a passagem de Ezequiel 37 (avivamento no vale de ossos secos). O cenário é esse… O Brasil é um vale de ossos secos, e pode vir papa discurssar coisas vaziasi, pastores com doutrinas humanas, o que precisamos é de seriedade e de um arrependimento que vai acabar com todo o esquema da igreja… Se a igreja não se arrepende então porque esperamos pelo arrependimento do mundo?!?!?
    Mas Deus vai explodir com AVIVAMENTO, e isso será muito diferente do que vemos hoje… Explosão de amor e de carinho…

    Ninguem aguenta o espírito de uma pessoa piedosa, de uma pessoa que tem amor de Deus rolando na veia e no sangue….

    E pra finalisar eu quero saudá-los com um coração quebrantado, que eu sei que o coração de Deus é assim!!!

    Amém!!!

    Reply
  6. renato de jesus cozer

    quero deichar uma palavra, quaquer pessoa que não
    está compromeita com um pastor e também uma igeja ainda não esta liberta do poder de satanas

    Reply
    1. renato b.da silveira

      amado renato meu xará,as pessoas tem que se comprometer é com cristo;pois se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres joão 8-36,ai sim estaram livres de poder do diabo,já compromrtidos com pastores e denominações ficaram sujeitos aos ataques de satanaz.

      Reply
  7. Não interessa

    Quero deixar uma palavra mais quente: qualquer pessoa que não está comprometida com O PASTOR, akele que tem olhos de FOGO e cabelos e túnicas BRANCAS, e se curva e vira boneco de marqueteiros homens que se dizem pastores (o Brasil está cheio deles), mas sendo como um João Batista, que talvez tenha sido muitas vezes convidado a participar das sinagogas dos farizeus a se converter a esse partido (cenário parecidíssimo com hoje: títulos de farizeu, saduceus, escribas e outros… hoje substituídos por evangélico ou católico… e João Batista não sabia o que era… apenas tinha dito… EU SOU A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO…. PREPARAI O CAMINHO RETO… João Batista, não operou curas, sinais e maravilhas, mas fez uma geração inteira ficar de coração quebrantado) Perder o descanso da casinha da gente nao keremos, ir pregar não keremos. JESUS DISSE IDE E NÓS DIZEMOS VAI O SENHOR. E se ninguem me entende aqui, talvez eu seja uma martire, pois só meu sangue fará corações e uma geração entender não o meu propósito, mas o prósito daquele que me salvou e me tirou do poder das trevas, e ,e trouxe para a maravilhosa luz. Tem pessoas que não podem ter o sobrenome “de Jesus”, pois parecem ser mais de “igrejas” do que de Jesus “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”

    Quero saudá-los com um coração que explode de amor e arrependimento!!!!

    Amém

    Reply
  8. Não interessa

    Não há sangue que substitua o sangue de Jesus, o mais precioso sangue, nem todos os matires podem fazer o que o sangue de Jesus fez, e como havia dito a cima, venho aqui para dizer isso… O mais importante não é o nosso sacrificar, mas sim o sacrifício do que com muito amor nos salvou. Jesus disse: entendestes o que eu disse? e os discípulos responderam: Sim, continuou Jesus: Bem aventurados se a praticares. Depois desse texto eu levanto os meus olhos ao céu e clamo: Oh Deus tem misericorida de mim, pecador, soberbo, retira de mim aquilo que é um afronta para TI. Leva-me a arrepender por meus inúmeros pecados, venha me tratar para que eu seja de uma forma diferente e fortemente usado por TI, não posso aguentar mais essa tranquilidade que o mundo e eu estamos diante do pecado, não posso me conformar com isso. Perdoa-me por muitas vezes ser um “tagarela” (Livro O Peregrino)Oh Deus salva-me!!!!!!! Amém…

    Praticantes SENHOR, praticantes.

    Obrigado

    Reply
  9. Marcelo Ramos

    “Sobre as ovelhas sem igreja”
    Como pastor da A.D no Méier,Rj tenho observado a mudança de comportamento dos membros da igreja de nossos dias.
    Eu,que me converti em 1984 aos 17 anos,sinto uma diferença abissal dos crentes de outrora para muitos hoje.Muitos hoje minimizam e até mesmo desprezam a figura do pastor.Como se o pastor só “servisse” dentro da igreja e fora dela é “cada um por si”.
    Lembro,com saudade doída,do meu pastor da A.D do I.A.P.I do Areal em Irajá-Rj João Fabiano.
    Ele era pastor 24 horas e sua influência não era limitada pelos muros e paredes da igreja local.Uma vez que você fosse membro da igreja dele,ele passava a ser responsável espiritualmente pela sua vida.E não admitia menos que isso!Eram assim ou não era assim.Ou você era ovelha do rebanho dele(num sentido figurado claro)ou não era.Só para exemplificar:
    Um certo dia alguém veio falar para ele que o guitarrista da igreja estava tendo relações sexuais com uma mulher dentro de um apartamento próximo da igreja.Sem pestanejar,imediatamente o pastor foi até o referido apartamento,abriu a porta com um chute e acabou com a prática daquele pecado na hora!
    Depois,suspendeu o guitarrista da comunhão até que ele “tomasse um rumo” na vida cristã.Meses depois,já arrependido e tendo mudado de atitude,o músico foi aceito de volta à comunhão.
    Hoje,nesses estranhos dias que vivemos,o que as pessoas diriam e com reagiriam diante desse tipo de atitude pastoral?Detalhe:nos dias do pastor João Fabiano a A.D não aceitava pastor separado(não havia divórcio).E ele,que antes da conversão havia se separado da esposa e morava com outra mulher com a qual constituíra família,foi colocado diante de uma decisão:para ser pastor ele precisava abrir mão daquele relacionamento(claro,provendo os meios necessários à sobrevivência da companheira)e viver sozinho para a obra(uma forma de celibato).E assim o fez…
    lembro-me vivamente da força moral e espiritual daquele homem.Hoje,quando falo dele,eu digo:”meus olhos viram um santo de Deus!”
    E aí?hoje as pessoas querem esse tipo de pastor que “chuta portas” para impedir o pecado de suas ovelhas?Ou preferem um pastor que limite-se a falar da Bíblia,mesmo assim sem “pegar pesado”?Que tempos são esses que vivemos hoje?De pastores que casam e descasam,pastores “pop stars”,pastores que tem que seguir as ovelhas de longe?Que Deus me dê a graça de ser 10% do que aquele homem foi.
    Como pastor e como ovelha.
    Pense nisso!

    Pense nisso!

    Reply
  10. idamar RIbeiro

    gostaria de deixar apenas uma palavra que quem ainda nâo confessou seus pecados confiando somente na pessoa de Cristo como seu unico Salvador que morreu na cruz como seu subistituto em seu lugar ainda nao nasceu de novo nao pode ver oreino de Deus joâo c 3 v3 e nem entrar c 3 v5 isto quer dizer que titulo de igreja ou pastor papa nao pode salvar niguem obrigado

    Reply
  11. idamar RIbeiro

    esta muito dturpado e muito saturado motivo evangelismo barato

    Reply
  12. josè silva

    a paz do SENHOR jesus!!!
    amados irmãos vejo que muitos comentarios que estão fazendo não inclui muito salvação de almas!!!!
    amigos vamos falar somente de jesus cristo!!!!!
    concordo sim que um membro”ovelha” tem que ter um pr!!!
    mais è bem verdade que o avivamento não esta limitado a movimentos somente……creio no avivamento pleno..salvação de almas para cristo,curas,milagres,em fim tudo o que jesus nos ensinou!!!!
    intendo sim a mente do autor desse pagina,amigo que DEUS continuamente possa ti abençõar…..vc è um servo de DEUS.
    sou apenas uma ovelha do pasto de jesus…que sinto sua presença,vejo os paraliticos andando,cegos vendo,mudos falando…almas correndo para cristo,familias restauradas….em fim a presença de jesus esta conosco, ele disse”eis que “estou” convosco todos os dias….
    um forte abraço,que DEUS sempre opere em nosso meio.

    a paz do SENHOR jesus.

    Reply
  13. lázaro santos

    estamos vivendo uma epóca em que o esgotamento espiritual tem prevalecido no meio do povo de Deus.
    precisamos ressucitar, e isso é o verdadeiro avivamento…

    Reply
  14. Vanderlei almeida

    amados em cristo, como os herois da fe que começa no livro de atos vindo com todos os movimentos pentecostal registrados em livros q ja li, o q vejo em comum é avida de oracão com a fidelidade no anunciar a palavra do Senhor Jesus, esse é o serviço da igreja verdadeira; sinais prodigios maravilhas é o Espirito Santo que opera , E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se segiam. Marcos 16,20

    Reply
  15. Edson Amaral

    Avivamento é compromer-se com o reino de Deus, e fazer com que seja propagado o Evangelho pleno na sua íntegra.

    Reply
  16. Jose Augusto Monteiro

    A Paz do Senhor Jesus queridos!!!!desconsidero os comentarios que só propagam mais divisão,e levo em conta o desejo de Cristo e avivamento,pois sou um jovem que deseja este avivamento e tenho testemunhado o poder regenerador do Sangue de Cristo.e tenho visto que satanas,esta mais interessado em nos parar do que mais ninguem.aprendi que sem arrependimento genuino e confiissão sincera na ha avivamento.CONTINUEMOS ORANDO PELO AVIVAMENTO,POIS ELE VIRÁ E NÃO HAVERA QUEM POSSA IMPEDIR!!!!!POIS A OBRA NÃO É DE HOMENS,MAS DO ESPIRITO AMEM.

    Reply
  17. Luciana Carelli Costa

    Por favor, Amados..

    Alguém poderia me informar em como eu consigo adquirir este livros mencionado no artigo? Os Heróis da Fé. Estou procurando mas ainda não consegui encontrar para comprar.
    Desde agradeço

    Reply
  18. abel

    gostaria que me enviassem esta pagina pro meu e-mail

    Reply
  19. Pb.Renato Augusto

    A paz do Senhor Jesus .
    querido homem de Deus,me desculpe mais o amado está totalmente equivocado e não sabe o que esta falando.
    Se o amado me der bases Bíblicas sólidas sobre o assunto concordarei com o amado mais infelizmente em sua crítica a qual respeito e muito, não foi bem baseada na Bíblia pois falta bases para criticar qualquer que seja o fato !!!sem mais me despeço com A PAZ DO SENHOR JESUS !!!1

    Reply
  20. Pr. Geremias dos anjos

    Nao existe Igreja de Cristo sem o Espirito Santo.
    Nao existe Novo Nascimento sem a presença e operação do Espirito Santo.
    Se vc é nascido de novo o Espirito Santo habita em vc.
    O que é preciso é q vc seja sensivel a presença Dele em vc.
    A Igreja é Invencivel, Santa, Pura e Imaculada, com a vitoria ja sacramentada na cruz do calvario.
    Porque ao invés de ficar criticando e expondo a Igreja, devemos olhar pra nós mesmos, julgar a nós mesmos e vigiar para não cairmos.
    O inimigo ja se encarrega de fazer propaganda negativa da Igreja, mais Ela continua avançando triunfantemente.
    Quando digo Igreja não estou me referindo a uma denominação especifica, mais aquela formada por homens e mulheres nascidos de novo que estão comprometidos com o Reino.
    Lembre-se de Elias, fugindo de Jezabel por achar que todos os profetas haviam se corrompido.
    No monte Horebe Deus disse a ele que haviam sete mil que não se dobraram diante de Baal.
    Deus abençoe a todos em nome de Jesus!

    Reply
  21. Joshué Costa

    Um palavra abençoadora, a igreja está no fogo refinador, as pessoas querem bençãos e mais bençãos. E tormar a cruz e seguir a Cristo? Estamos vivendo um evangelho de Pães que perecem, mas o verdadeiro pão é o que descer do céu. Deus te abençoe por essa palavra. fui muito edificado.

    Reply
  22. jackson

    Servir a Deus com sinceridade e verdade, eu fico com o conselho de Josué, A igreja do arrebatamento vai subir e muitos ficarão aquir discutindo ” coisas “. Amo vcs em Vristo!

    Reply
  23. Robert weder

    Agradeço a Deus por cada palavra q eu aprendo
    com todos os meus irmãos em Cristo Jesus…
    ta na hora de nós pregarmos a verdade com sinceridade e temor do Senhor.
    Pois aí sim a igreja sera avivada e não movimentada…não receeeeeebendo o q quer
    mas o q precisa…q é o amor de Deus incondicional…sua presença para nós vivermos
    e a unção para fazer a obra do Senhor…

    Graça e Paz da parte do Senhor Jesus…Deus abençoe pelo o q eu aprendi aqui com o senhores…Obrigado…PAZ DO SENHOR!!!

    Reply
  24. PR: ADRIANOLOOS

    SOU GRATO A DEUS ,PELOS HEROIS DA FÉ
    REALMENTE AS SUAS VIDAS NOS REFLETE UM AMOR INTENSO POR,DEUS
    ESSE NEGOCIO DE FICAR BATENDO NA TECLA DE IGREJA CATOLICA NÃO ESTA COM NADA FUI COROINHA NA IGREJA
    GUANDO CRIANÇA AO CRESCER QUIS SER PADRE UM PADRE SENHOR NA IGRJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM PETROPOLIS RJ -BATEU A PORTA DO SEMINARIO NA MINHA CARA EU FUI PATRULHEIRO DE PETROPOLIS NO HOSPITAL SANTA TEREZA E VIVIA EM COMUNHÃO MAS TAMANHA FOI A DECPIÇÃO HOJE SOU UM PASTOR EVANGELICO MUITO FELIZ E SEI QUE JESUS ESTA AS PORTAS PARA BUSCAR UM POVO PARA A ETERNIDADE ISSO É O QUE INTERESSA A IGREJA CATOLICA TEVE A SUA OPORTUNIDADE NO BRASIL MAS AGORA O BRASIL QUER E PRECISA DA PLENITUDE DE AVIVAMENTO EVANGELISMO JÁ SO JESUS SALVA AS VIDAS ADEUS A IDOLATRIA DESCULPE NÃO HÁ MAIS TEMPO´POR FAVOR MARIA NÃO MORREU NA CRUZ .COLOQUEM ISSO DE UMA VEZ POR TODAS EM SUAS VIDAS .FIQUEM TODOS COM JESUS ….

    Reply
  25. claudinho

    com respeito ao que Jesus disse a Pedro , tu és Pedro ou Petra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, Jesus sê referiu a ElE como sendo a pedra e Não à Pedro, como dizem os católicos , sê voce conhece a lingua portuguesa preste ateñção.

    Reply
  26. paulo

    Ola!muito forte esses comentarios,sobre a igreja realmente estamos vivendo em tempo de apostazia e isto e´profetico,mais nen por isso devemos nos acomodar em nossas igrejas!a unçao existe..o renovo é promessa e aerança é linda unidade pessoal Deus os abençoe.

    Reply
  27. tamara

    Ola gosto muito de matérias assim que nos fazem pensar e saber que viver com CRISTO não é esse evangelho agua com acucar ou toma la da ca que estão pregando por ai.
    Fico feliz em saber que tem os joelhos que não se dobraram a baal ou a mamom.viver como diz as escrituras ainda é o nosso melhor legado que jesus cristo nos deixou que o senhor o abençoe pastor que vc sempre tenha a coragem de escrever o que esta correto segundo as escrituras.

    Reply
  28. Irineia Gonçalves

    SIM AMADO CONGRATULO COM SUAS PALAVRAS ESTOU CERTA DE QUE ISSO JÁ É O MOVER DE DEUS. É DEUS LEVANTADO UM AQUI, OUTRO A LI PARA DESPERTAR OS QUE ACEITARAM A JSUS COMO O SEU UNICO SALVADOR.QUE SÓ UMA UNICA PREOCUPAÇÃO, VIVER UMA VIDA CRISTÃ TOTALMENTE SEPARADA DO MUNDO ESTANDO DO MUNDO E NÃO SENDO NO MUNDO BUSCANDO PRIMEIRO O REINO LA DE CIMA COISAS SENDO ACRECENTADAS.O REINO BUSCADO PELOS NEO-PETENCOSTAIS É O REINO DAQUI,OS MARQUETEIROS INTITULADOS BISPOS E APOSTOLOS OS ENGANAM SABENDO QUE ESTÃO LUDIBRIANDO A FÉ DOS DESESPERADO, ANGUSTIADOS,PROBLEMATICOS MUITOS NO FUNDO DO POÇO PARA ESSES ELES OFERECEM O REINO DAQUI:DÁ O QUE VOCE NÃO TEM E VOCE TERÁ FAZENDAS, CARROS ZEROS EMPRESAS, TROCA O VELHO PELO NOVO.COMPREM FITINHAS, SAL UNGIDO,AGUA DO RIO JORDÃO, FAÇA TATOS DIAS DE CAMPANHAS TODOS OS DIAS QUE VOCE VIER DEEM OFERTAS.ESSES TAIS ESTÃO RICOS OS MEMBROS CONTINUAM OFERTANDO.PECISAMOS ORAR PARA DEUS LEVATAR MAIS JOÃO WESLEY, MAIS LUTEROS,
    MAIS FINEY MUITOS OUTROS QUE LEVANTOU NO PASSADO.DEUS QUER TE USAR NÃO TEME AS CRITICAS MUITOS DOS REFORMADORES FORAM QUEIMADOS VIVOS NÃO IMPOTAR COM AS CRITICAS PORQUE JESUS FOI MORTO. LEVANTEMOS UM CLAMOR EM UMA SÓ VOZ UM SÓ CLAMOR PELA IGREJA,

    Reply
  29. Pato

    Crente é um bicho estranho, a bíblia diz para não jugar e parece que é só o que ele sabe fazer…
    quando mais jovem, ainda perdido, fiz uma baita festa e quando a festa estava bombando, um conhecido que era homossexual pediu para dar uma palavra no meio da festa… ele tinha virado crente. Acredite ou não, nunca tinha ouvido falar de crente. Não precisa falar que minha festa acabou ali, fui uma palavra tão poderosa que os convidados foram deixando seus copos pelo chão ficou copos cheios por toda casa, não entendi nada, depois de 30 minutos de palavra os convidados foram saindo ordenadamente e em silencio como se tivessem recebido uma ordem que eu não vi e todos eles com caras de profundo arrependimento. E eu? Eu só queria era bater naquele jovem, mais seu olhar era tão gentil que não pude sequer esbravejar com ele. Um tempo depois o jovem ex-homossexual saiu da igreja e depois de alguns anos morreu de AIDS, o amigo crente que ele levou nunca mais vi, quero acreditar que ainda esta com Jesus porque a palavra dele desencadeou eventos onde anos mais tarde salvou minha vida.
    Esta FÉ que salva, que da uma ousadia, “aquele jovem tinha ouvido falar de mim e sabia que ia tomar um baita surra, mais ele foi pagar o preço, falou para mim, e quem estava lá foi abençoado por que Deus mandou um recado para mim” esta FÉ é que nos leva ao arrependimento sem o qual nunca veremos um verdadeiro a avivamento, sem ele nunca vamos ter amor pelas almas, nunca vamos dizer a uma prostituta “Deus ti ama” ou a um homossexual, ou a um bebado, irmãos se nosso coração não doer quando vemos um bebado caído na calçada, jogado ao relento, uma criança morta que era soldado do trafico, então nunca veremos um avivamento, pelo menos eu não quero ver ou fazer parte de um onde o não tenha arrependimento e o amor de Deus não me encha de tal forma que eu chore por ver uma destas almas sendo torturadas por satanas. Não sei se o que eu busco é um avivamento mais o que quero de Deus é amor por todas as almas perdidas porque foi assim que fui salvo e você também.

    Reply
  30. renato b.da silveira

    irmão valmir post muito bom,mas examinando a biblia não fica claramente caracterizado esta enchorrada de avivamentos passados e nem futuros,pelo contrario desde o nascimento de cristo já fomos postos nessa condição;Deus seja louvado em prol dos irmãos mas eles já fizeram suas partes e nada indica avivamento e sim obediência,agora é nossa vez de dar o exemplo de que servimos o mesmo Deus dos irmãos de outrora e não ficarmos propalando sonhos de meninos,dizendo ser a vontade de Deus uma vez que o mesmo em jesus cristo já nos revelou todo o seu beneplácito;lembre-se que quando Deus levantou os juizes o povo sempre gozava de um períudo de paz,mas depois dos apostulos, nós temos vivido oque?separatismo,emulações e outros.despertamento sim avivamento não.

    Reply
  31. Hugo Leonardo

    Apenas hoje tive acesso a este artigo…e o que dizer? Que o sr. é um excelente teólogo e aparenta ter um profundo conhecimento no que diz. Concordo com tudo o que expressou, só me preocupo com uma coisa, temos que ter respaldo de vida para falar sobre qualquer coisa. Com isso fica algumas perguntas: O que você tem feito em relação a termos um grande avivamento? Só escrito artigos sobre o tema? Estamos em 2011 e até hoje não ouvi falar de vc, ou dos feitos do Espírito Santo através de sua vida. É muito simples estudar teologia e levantar argumentos sobre tudo o que vamos contra quando não vivemos na prática aquilo que relatamos. Por quantos doentes vc já orou e eles foram curados? Em quantos orfanatos vc tem investido o dinheiro do seu sagrado salário? O que vc tem feito para transformar as vidas através do amor de Cristo que há em vc? Pelo amor de D’us, enquanto vc perde o seu tempo estudando teologia para confrontar o Corpo, pessoas estão morrendo e indo para o inferno, e adivinha de quem Ele vai cobrar o sangue destas pessoas? Pois é!!!!!
    Aguardo sua reposta!!!!!!!!!!!
    Paz!!!!!

    Reply
  32. Bruno Rihan

    Que a paz do Senhor esteja com todos, amém!!
    è um privilégio saber que o Senhor tem despertado pessoas incorfomadas com o presente século, como citou a irmã Irinéia.
    Amados não pretendo com este comentário mudar a opnião de ninguém e de forma alguma ofender algum dos filhos de Deus, só o quero expressar é que ao meu ver em todos os posts cada um de nós tentou defender ao máximo a sua tese e isso de certa forma é algo bom, pois mesmo que estejamos errados em nossas idéias isto reflete o nosso zelo pela igreja do Senhor, foi assim com o Saulo, que por demonstrar zelo, foi escolhido para ser Paulo apóstolo pela vontade de Deus, e um dos maiores incomformados com o pecado e divisão. Eu creio que a chave para qualquer mudança em prol do reino, é o amor e unidade do povo de Deus “…Temos que ser um, pra que o mundo creia que o Pai O enviou…”, sejamos evangélicos, católicos ou qualquer denominação cristã, não faz diferença, a diferença está em nós mesmos vivendo a verdade da cruz, a verdade pregada por Jesus, sem discussões ou contendas. O Espirito Santo tem ensinado a cada um de vcs como convém andar para glória de Deus, importa que nós venhamos entender que cada um tem uma função no corpo de Cristo. Eu sou membro de uma igreja, mas sei que isso não basta e que pra satanás não importa muito a placa da minha igreja, e muito menos pra Jesus, mas sei que preciso de cada um dos meus irmãos até mesmo daqueles menos chegados, pois cada um deles tem me feito aprender muito com o Senhor, e me levado a ver que nem sempre estou totalmente certo, o quero dizer com isso tudo é que temos que nos unificar e lutar pra que o Reino de Deus seja manifesto aos homens, pois a ardente espectativa da criação é a manifestação dos Filhos de Deus, a nossa manifestação explodindo em amor, refletindo a graça de Cristo, mostrando ao mundo que Ele ama todos de igual forma independente se estamos pregados em uma cruz por causa de nossos erros, com o ladrão salvo na última hora.
    Obrigado pelaspalavras, posso dizer que aprendi muito com todosquepostaram suas opniões e me alegro muito no Senhor em saber que existem tantas pessoas com um coração disposto a fazer detudo pra que o Senhor se manifeste e realize em nós a sua boa perfeita e agrdável vontade!!!!!
    Que o Senhor abençoe a todos os queridos irmãos!!!!
    que permaneçam firmes na rocha que é Cristo, único e suficiente salvador de toda a humanidade, para a glória de Deus!!!

    Creio sim no AVIVAMENTO!!!

    Sei que tudo que está acontecendo nos nossos corações é obra do Espirito Santo, nos preparando para mais um grande vulto da Igreja de Cristo!!!
    E o resultado disto tudo será sem dúvidas a salvação dos perdidos!!!!
    Amém!!

    Reply
  33. andré de sá monteiro

    amados e queridos irmaõs,quero lhe dizer a somente um mediador entre o pai e Deus,não e pedro,joaõ,maria,o papa,santo antonio,saõ pedro,ou qualquer outro santo,que eles diz que e santo,e somente jesus cristo,o mediador,entre o pai e Deus,ele disse para pedro, tu es pedro,e sobre essa pedra que e jesus cristo,a pedra,o aliçerso da igreja de jesus,eu edificarei minha igreja,amados,que Deus tambem,venha fazer como fez,no tempo dos erois da fé,trazer uma grande reforma e um avivamento,para a igreja de hoje,para que vidas venham ser salvas,curadas,libertas do poder do maligno,oremos para isso que venha aconteçer mais rapido possivel,em nossas vidas e em todas igrejas do mundo,graça e paz do nosso senhor e salvador e poderoso jesus cristo.

    Reply
  34. Valmir Nascimento

    Renato,

    Obrigado pelo comentário. Todas as opiniões, mesmo contrárias, são bem-vindas aqui no blog. Entretanto, antes de respondê-lo, preciso que me mostre o motivo da não aceitação do texto. O irmão somente disse que não concorda, sem apresentar, de igual modo, argumentos e provas bíblicas.
    Assim, fico no aguardo de um comentário mais específico.

    Em Cristo!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *